segunda-feira, 21 de agosto de 2017

Visita ao Rio de Daniel Borrillo, Professor de Direito da Universidade de Paris- Nanterre

O pesquisador Daniel Borrillo estará no Rio de 14 a 31 de agosto, para participar de diversos seminários, mesas redondas e conferencias.

Notícia originalmente publicada no sítio eletrônico do Consulado-Geral da França no Rio de Janeiro, o qual recomendamos a leitura pelo link: https://riodejaneiro.consulfrance.org/Visita-ao-Rio-de-Daniel-Borrillo-Professor-de-Direito-da-Universidade-de-Paris


O professor Daniel Borrillo foi convidado pela UFF (Universidade Federal Fluminense) e pelo Consulado geral da França para participar da terceira edição do “Seminário Internacional sobre Direitos Humanos Fundamentais”, quarta-feira dia 23 e quinta-feira 24 de agosto de2017 na Midiateca do Consulado e na UFF. Ele terá a palavra no seminário do dia 23 durante a conferencia sobre o “Direito de asilo para as minorias sexuais”.

Daniel Borrillo é jurista e professor na Universidade de Paris-Nanterre, pesquisador associado ao CERSA/CNRS em Paris II. Membro da Ordem dos Advogados de Buenos Aires (Argentina), com um Mestrado em Ciências Politicas na American University de Washington e um Mestrado em Sociologia do Direito na Universidade de Buenos Aires. Daniel Borrillo tem também um Doutorado pela Universidade de Estrasburgo (França) e um Pós-Doutorado pelo Instituto de Ciencias Sociales Avanzado do CNRS espanhol em Madrid. Autor de vinte livros, traduzidos em diversos idiomas e professor convidado na Universidade de Bolonha (Itália), Universidade Daito Bunka de Tokyo (Japão) e na Boston College Law School (EEUU). Desde 2005 ele participa de vários programas de cooperação junto às universidades brasileiras, como a PUC do Rio de Janeiro, a UERJ, a Universidade Federal Fluminense, a UFMG e a UniRitter de Porto Alegre. Como perito junto à União Europeia, ele participou da elaboração de diversas leis relacionadas aos direitos fundamentais das minorias sexuais.

Daniel Borrillo participa de vários encontros e conferencias durante sua estadia no Rio de Janeiro: Segunda-feira dia 14 de agosto, ele dá uma conferencia sobre os "Desafios atuais do Biodireito na França e no Brasil", no seminário sobre Biodireito organizado pela Faculdade de Direito da UERJ como parte do curso de pós-graduação “Especialização em Biodireito”.

Quinta-feira dia 17 de agosto, ele participa de uma mesa-redonda sobre "Aspectos jurídicos, sociológicos e culturais da identidade de gênero e da intersexualidade" organizada pelo Instituto de Medicina Social (IMS) da UERJ.

Segunda-feira dia 28 e terça-feira 29 de agosto, ele estará no seminário “Human Rights in Crisis”, organizado pelo Departamento de Pós-Graduação de Direito da PUC, onde falará sobre o "Asilo político das minorias sexuais em épocas de crise”.

Para terminar, na quinta-feira 31 de agosto, o Professor Borillo dará uma palestra sobre Bioética comparada entre o Brasil e a França, como parte das comemorações pelos 20 anos do Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) da Escola Nacional de Saúde Publica (ENSP) da Fiocruz. Todos os eventos são abertos ao publico.